The Soda Pop

A Impressionante Maestria De Cooperação Entre FHC E Lula Pela Mudança


A Fantástico Aptidão De Cooperação Entre FHC E Lula Pela Transição


SÃO PAULO - No final de 2002, aumentavam as expectativas de que o Brasil poderia sofrer mais uma das viradas que já teve em termos políticos e econômicos. Os temores vinham aumentando, à quantidade que um nome ganhava forças para preencher a cadeira presidencial: o de Lula, um ex-metalúrgico que neste momento teve valores bastante extremistas na área econômica. operador de empilhadeira , as dificuldades foram amenizados. Além de um gabinete formado pra política interna, o dessa forma presidente Fernando Henrique Cardoso bem como interveio no assunto internacional, ajudando a dissipar a desconfiança que existia do governo norte-americano em conexão ao Partido dos Trabalhadores e ao presidente Lula.


O entrevistado também observa como, a partir desta transição, a política externa brasileira estabeleceu conexão O Melhor Conjuro Para Encaminhar-se Bem Numa Prova com a diplomacia norte-americana, o que contrasta com o atual status da conexão Brasil-EUA. Matias Spektor é professor-adjunto de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas, com doutorado pela Instituição de Oxford. É autor do livro "Kissinger e o Brasil".


Rio Bravo - Em relação à apuração do livro, como aparececeu a proposta dessa obra? Matias Spektor - Durante a transição de 2002, estava fazendo doutorado e uma das coisas que me chamaram a atenção era o grau de sensibilidade daquela mudança. E, principalmente, com a reeleição do Lula? MS - O governo norte-americano tinha profunda desconfiança em ligação ao Brasil. Prontamente, é relevante ressaltar que essa desconfiança se aplicava assim como ao governo do FHC, isto é, o governo FHC, no quesito da ALCA, adotou uma apresentação negociadora de empurrar com a barriga.


Quando o Zoellick argumentou a respeito da necessidade do Brasil se condizer ao que viria ser o sistema de regras da Alca, ele tinha em mente o governo FHC. A reação do Lula, muito representativa da figura do PT, era a de que a Alca deveria ser ativamente resistida. Anos mais tarde o próprio Lula reconheceu que havia cometido um defeito.


O Zoellick era um dos principais assessores de política externa do presidente Bush e se encarregava de uma agenda bastante complexa. O governo norte-americano, na véspera da eleição brasileira de 2002, temia que a economia brasileira fosse por água abaixo e perto arrastasse boa parcela da América do Sul. Este é o assunto da eleição.


A equipe de Lula, ainda pela eleição, percebeu que pra poder avançar o programa de reformas que o PT tinha em mente, necessitava de uma boa conexão com os EUA. Qual foi o papel desempenhado pelo deste jeito presidente Fernando Henrique Cardoso para que estas boas relações se estabelecessem? Educação A Distância bastidores, FHC manteve diálogo permanente com José Dirceu, à data o artífice político da chegada do Lula ao poder.




RB - Em conexão a estes "dezoito dias" que estão relatados no livro, qual foi o momento mais tenso dessas discussões? site com mais detalhes - Foi, sem dúvidas, a delicadíssima operação que o governo FHC e a equipe do presidente eleito Lula precisavam fazer no momento em que da vinda de uma função do FMI. Pedro Malan, em vista disso ministro da Fazenda, e Antonio Palocci, representante de Lula para política econômica, precisavam combinar o jogo um com o outro pra equalizar o discurso em conexão ao FMI. Foi uma operação bastante delicada, cheia de simbolismos.


No dia em que a função do FMI pousou no Brasil, Palocci e Malan fizeram questão de ser fotografados juntos, só que é necessário lembrar que, na época, ninguém sabia que o PT honraria a carta ao público brasileiro. Ninguém sabia que o pacto do PT com a política econômica do FHC valeria realmente, deste modo havia sensacional dose de desconfiança, entre Palocci e Malan pessoalmente, no entanto assim como entre seus grupos políticos.


Esse, pra mim, foi o fato mais complicado da transição, tendo em visibilidade que toda mudança é muito difícil em uma democracia. RB - Do seu ponto de visão, mesmo entre os membros do PT havia desconfiança com relação ao cumprimento dos ditames da carta ao povo brasileiro? http://www.cursos-opportunities.biz/search/?q=cursos - Deixe-me dizer.


Basta olhar, tais como, as declarações do deste jeito senador eleito por São Paulo, com dez milhões de votos, Aloizio Mercadante, que era do grupo muito próximo ao candidato Lula. Planejamento Financeiro é época Importante No E-commerce do discurso de Antonio Palocci. A equipe em torno do Lula precisou ajustar e reescrever cada um dos discursos do candidato Lula, e depois do presidente eleito Lula, por causa de havia facções dentro do PT que queriam empurrar o barco numa direção longe.


Back to posts
This post has no comments - be the first one!

UNDER MAINTENANCE